UNIVERSALIZAÇÃO DO CURRÍCULO ESCOLAR: VANTAGENS E DESVANTAGENS
DOI:
https://doi.org/10.51189/rema/1155Palavras-chave:
Currículo, Escola, Vantagens, Desvantagens, Sistemas de ensinoResumo
Introdução: É necessário discutir acerca da uniformidade do currículo escolar, sendo essencial na construção de uma educação mais plural em uma sociedade tão diversa quanto à brasileira. Objetivo: Tendo como objetivo analisar a relação da escola, os conteúdos e os saberes construídos historicamente. Material e métodos: Foram realizadas pesquisas bibliográficas acerca das vantagens e desvantagens dessa uniformização mediante as disparidades do atual contexto educacional. Resultados: Dos artigos consultados foi possível observar que o currículo tem sido um instrumento central do processo educativo de disseminação de identidades, diversidades culturais e construção de saberes. Conclusão: Os artigos permitiram constatar que é necessário reforçar a ideia de um currículo baseado na pluralidade, ou diversidade. Sendo necessário contestar o currículo culturalmente dominante, que não observam as peculiaridades e as nuances de nosso sistema educativo, na perspectiva de compreender como se dá esse processo, até mesmo apontar caminhos, para uma educação de qualidade.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.