BIOIMPRESSÕES EM 3D: PRESENTE E PERSPECTIVAS PARA REMODELAMENTO E APLICAÇÃO DE DIFERENTES COMPONENTES FISIOLÓGICOS NA MEDICINA REGENERATIVA
DOI:
https://doi.org/10.51189/rema/1144Palavras-chave:
Bioimpressão, Medicina renegerativa, TerapiaResumo
Introdução: A impressão de biomateriais tem se mostrado como uma alternativa extremamente viável em um dos campos de maior desenvolvimento nos últimos anos, o da medicina regenerativa. De microambientes, como o molde de células saudáveis, à construção de ossos e órgãos, a bioimpressão possui perspectivas em terapias eletivas como transplantes e regeneração de injúrias, além de atualmente estar presente em âmbitos terapêuticos bem eficientes. Somado à germinação celular em bases de diversos materiais, como hidrogéis e algas (algina) e fatores de crescimento e transcritores genéticos, a tecnologia de impressão 3D se encontra em três métodos consolidados, com outros em desenvolvimento sobretudo em pesquisas 4D na China. Objetivo: Compilação e revisão de casos e estudos clínicos a fim de maior elucidação dos processos regenerativos provenientes da impressão e transplante de biomateriais. Material e métodos: Estudo norteado por publicações de diferentes nateriais em portais de divulgação científica (Scielo, PMC, PubMed) seguido de análise e confecção de resumos. Resultados: A regeneração celular através de moldes 3D é bem documentada em diversos campos da medicina, ainda que diversas limitações ainda estejam presentes para produções de complexos fisiológicos e transplante de órgãos, sendo no âmbito de biodegradação, capacidade plástica e força celular, diversos estudos recentes são publicados e pesquisas realizadas a fim de reunião de diversos tipos celulares e conseguinte ampliação terapêutica. Conclusão: O campo de impressão 3D é um dos mais promissores ao unir tecnologia à medicina em ambientes terapêuticos. Ao produzir diversos tipos celulares e tecidos fisiológicos, a atenção deve se voltar aos prognósticos de diferentes terapias, além de empenho da comunidade científica a fim de superar os obstáculos atualmente propostos, referentes a capacidades físicas e bioquímicas.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.