O PROGRAMA DE APRENDIZAGEM DO SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL: O ALUNO E O TUTOR DURANTE A PANDEMIA DA COVID - 19
DOI:
https://doi.org/10.51189/rema/1135Palavras-chave:
Tutor, Programa de Aprendizagem, Educação a DistânciaResumo
Introdução: o jovem aprendiz participante do Programa de Aprendizagem EaD é contratado por uma empresa durante o período de um ano, sendo o Senac a instituição formadora. É contratual que o programa seja realizado nas dependências da empresa. Este aluno enfrentou desafios frente à pandemia do Covid -19 relacionados à sua motivação pois quando houve paralisação nas atividades das empresas, os estudos foram interrompidos temporariamente. À medida que estes alunos retomaram aos estudos, foram observados desafios, tanto para o aluno quanto para o tutor. Objetivo: apresentar os desafios enfrentados pelos alunos do Programa de Aprendizagem Profissional de Qualificação do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial – Senac, durante a pandemia da Covid 19 e o papel do tutor de ensino a distância na manutenção do engajamento destes alunos. Material e métodos: pesquisa observacional ocorrida ao longo do ano de 2020 com todas as turmas iniciadas em 2019 e 2020. Resultados: as suspensões temporárias de contrato de trabalho, lockdowns, antecipação de férias, redução de carga horária e afastamento impediram a continuidade dos estudos dos alunos. Este afastamento ou redução trouxe a necessidade de reorganização e reestruturação do programa, com a reelaboração individual de cronograma de estudos. Esta interrupção momentânea dos estudos desmotivou alguns alunos. Foram recebidos relatos de dificuldade na organização e foram observadas situações de baixa frequência e falta de envio de atividades. Ações de incentivo, fornecimento de dicas de organização das atividades, estímulo na manutenção dos compromissos foram algumas das ações que tiveram que ser intensificadas pelo tutor para a manutenção do engajamento do aluno. Conclusão: o papel do tutor foi imprescindível para o resgate e readequação do aluno ao programa, lembrando-o de cumprir os seus deveres, atender os prazos estabelecidos bem como a manutenção do esforço aplicado ao estudar.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.