ENSINO À DISTÂNCIA COMO ESTRATÉGIA PARA A FORMAÇÃO DE ACADÊMICOS DO CURSO DE NUTRIÇÃO DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19
DOI:
https://doi.org/10.51189/rema/1134Palavras-chave:
Educação à distância, EaD, Ensino remoto, Nutrição, PandemiaResumo
Introdução: Com o alerta mundial da COVID-19, diversas instituições educacionais tiveram que recorrer a novos métodos de ensino, adequando suas atividades, antes presenciais, para a realidade do Ensino à Distância (EaD). Uma das estratégias utilizadas para dar continuidade com as programações letivas e minimizar o impacto do confinamento foi a adoção do EaD. Descrição do caso: Após a paralisação as aulas presenciais, a instituição analisada para a realização deste trabalho, aderiu, em junho de 2020, o EaD como método para prosseguir com o curso. As principais ferramentas utilizadas no ensino remoto emergencial adotado pela universidade em questão foram Teams e Zoom. Os professores e os alunos foram instruídos adequadamente para utilização das ferramentas virtuais de ensino. Assim, as atividades foram realizadas através de aulas ao vivo, gravadas e de roteiros para estudo. As avaliações foram feitas de forma online, por meio de provas, testes e exercícios. Material e métodos: Este é um trabalho descritivo e reflexivo do tipo relato de experiência, vivenciado por alunos do curso de nutrição, durante a pandemia do COVID-19, no período de junho de 2020 a janeiro de 2021. Relato dos alunos foram coletados. Discussão: Durante o período de educação à distância, os docentes e discentes tiveram que fazer uso dos instrumentos tecnológicos, exigindo de cada um deles uma postura inovadora, em conjuntos com os métodos ativos de ensino, diante das práticas educativas. Todavia, os meios tecnológicos de ensino não foram totalmente eficientes, devido a problemas com a conexão da internet e a carência de aparelhos com acesso internet para alguns alunos, gerando dificuldade para acompanhar as aulas. Conclusão: Apesar das complicações ocorridas durante o período do ensino remoto, o EaD possibilitou prosseguir com a programação teórica do curso de nutrição durante o período da pandemia da COVID-19.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.