ENSINO À DISTÂNCIA COMO ESTRATÉGIA PARA A FORMAÇÃO DE ACADÊMICOS DO CURSO DE NUTRIÇÃO DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19

Autores

  • Emanuelly Marinho de Oliveira
  • Célio Pereira de Sousa-Júnior
  • Carolina de Lima Santos
  • Thalyta Mayara Andrade Silva
  • Marília Gabriela Rodrigues da Silva

DOI:

https://doi.org/10.51189/rema/1134

Palavras-chave:

Educação à distância, EaD, Ensino remoto, Nutrição, Pandemia

Resumo

Introdução: Com o alerta mundial da COVID-19, diversas instituições educacionais tiveram que recorrer a novos métodos de ensino, adequando suas atividades, antes presenciais, para a realidade do Ensino à Distância (EaD). Uma das estratégias utilizadas para dar continuidade com as programações letivas e minimizar o impacto do confinamento foi a adoção do EaD. Descrição do caso: Após a paralisação as aulas presenciais, a instituição analisada para a realização deste trabalho, aderiu, em junho de 2020, o EaD como método para prosseguir com o curso. As principais ferramentas utilizadas no ensino remoto emergencial adotado pela universidade em questão foram Teams e Zoom. Os professores e os alunos foram instruídos adequadamente para utilização das ferramentas virtuais de ensino. Assim, as atividades foram realizadas através de aulas ao vivo, gravadas e de roteiros para estudo. As avaliações foram feitas de forma online, por meio de provas, testes e exercícios. Material e métodos: Este é um trabalho descritivo e reflexivo do tipo relato de experiência, vivenciado por alunos do curso de nutrição, durante a pandemia do COVID-19, no período de junho de 2020 a janeiro de 2021. Relato dos alunos foram coletados. Discussão: Durante o período de educação à distância, os docentes e discentes tiveram que fazer uso dos instrumentos tecnológicos, exigindo de cada um deles uma postura inovadora, em conjuntos com os métodos ativos de ensino, diante das práticas educativas. Todavia, os meios tecnológicos de ensino não foram totalmente eficientes, devido a problemas com a conexão da internet e a carência de aparelhos com acesso internet para alguns alunos, gerando dificuldade para acompanhar as aulas. Conclusão: Apesar das complicações ocorridas durante o período do ensino remoto, o EaD possibilitou prosseguir com a programação teórica do curso de nutrição durante o período da pandemia da COVID-19.

Publicado

2021-05-18

Como Citar

Oliveira, E. M. de, Sousa-Júnior, C. P. de, Santos, C. de L., Silva, T. M. A., & Silva, M. G. R. da. (2021). ENSINO À DISTÂNCIA COMO ESTRATÉGIA PARA A FORMAÇÃO DE ACADÊMICOS DO CURSO DE NUTRIÇÃO DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19. Revista Multidisciplinar De Educação E Meio Ambiente, 2(2), 56. https://doi.org/10.51189/rema/1134

Edição

Seção

Congresso Brasileiro de Educação a Distância On-line