H5P E AS POSSIBILIDADES DE UTILIZAÇÃO NO ENSINO DE HISTÓRIA EAD

Autores

  • Fernanda Bassani
  • Hércules Alves de Oliveira

DOI:

https://doi.org/10.51189/rema/1130

Palavras-chave:

Ensino de História, H5P, Educação a Distância, Tecnologia, Material Didático Interativo

Resumo

Introdução: O avanço tecnológico possibilitou a inserção de recursos digitais para vários campos, e o educacional foi um dos que passaram por grandes transformações. Os cursos na modalidade a distância foram beneficiados por essas ferramentas que permitiram aos professores a criação de diferentes materiais didáticos e aos alunos a possibilidade de interação com conteúdos diversos e atualizados, tornando o processo educativo mais dinâmico e inovador. Material e métodos: O H5P conhecido por sua utilização no Moodle também pode ser elaborado e apresentado em outras plataformas como por exemplo o WordPress. As diversas possibilidades de criação de conteúdo com o H5P permitem que professores disponibilizem aos seus alunos materiais diferenciados tornando o ambiente virtual mais interessante. Objetivo: Objetivou-se com esta pesquisa apresentar possibilidades de material didático interativo para cursos de História na modalidade a distância. Com a base teórica de David Ausubel, a Aprendizagem Significativa foi o cerne na construção do material didático interativo através da ferramenta H5P. Essa aprendizagem acontece quando damos significado a um novo conhecimento a partir da interação com os subsunçores instalados na estrutura cognitiva do indivíduo. Resultados: Os resultados da utilização desta ferramenta foram benéficos, uma vez que houve relatos de alunos mencionando que as atividades eram diferentes das já utilizadas na plataforma. Que muitos dos assuntos já estudos anteriormente passaram a fazer sentido com a ligação realizada com os novos recursos. Conclusão: Com este trabalho foi possível perceber as inúmeras possibilidades de elaboração de materiais didáticos para o ensino superior, não apenas para o ensino de História, mas para qualquer área de conhecimento. Conhecer os diversos recursos tecnológicos digitais é essencial para profissionais da educação, pois favorece o processo de ensino aprendizagem nos diversos setores da educação. Com isso, a tecnologia no ensino concede para alunos e professores, uma diferente forma de ensinar e aprender.

Publicado

2021-05-18

Como Citar

Bassani, F., & Oliveira, H. A. de. (2021). H5P E AS POSSIBILIDADES DE UTILIZAÇÃO NO ENSINO DE HISTÓRIA EAD. Revista Multidisciplinar De Educação E Meio Ambiente, 2(2), 52. https://doi.org/10.51189/rema/1130

Edição

Seção

Congresso Brasileiro de Educação a Distância On-line