EDUCAÇÃO E CONTEMPORANEIDADE: A URGÊNCIA DA APROPRIAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS

Autores

  • Luciana dos Santos Brandão

DOI:

https://doi.org/10.51189/rema/1124

Palavras-chave:

Ead, Formação, Mídias

Resumo

Introdução: Na contemporaneidade estamos vivenciando transformações paradigmáticas que tencionam discussões acerca da apropriação das tecnologias digitais. Nesta esteira de análise, o presente artigo propõe-se a problematizar o percurso da formação ead para docência no curso de Pós-graduação Lato Sensu em Mídias na Educação promovido pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia- UESB/Jequié em 2020. Objetivo:A política de formação para a docência, ora epigrafada, vem assumindo ações significativas objetivando a reconstrução da autonomia na perspectiva da tríade ensino/pesquisa/docência. A formação coloca em xeque a apropriação das tecnologias digitais enquanto meios potencializadores de uma práxis pedagógica que atenda as demandas do atual contexto pandêmico. Material e métodos: Diante do exposto, a pós em mídias traça um caminho metodológico exploratório no que tange ao desenvolvimento de produções e registros digitais interativos feito pelos alunos/docentes em Ambientes Virtuais de Aprendizagem um espaço que possibilita ressignificação de práticas. Se valendo da plataforma moodle,em que a tutoria ead encaminha,e orienta as atividades em momentos síncronos e /ou assícronos. Resultados:O movimento epistemológico do curso corrobora para que os alunos/docentes utilizem em seu fazer pedagógico inovações no ensino remoto,uma vez que, é proposto uma diversidade de dispositivos digitais. Conclusão:Nesse contexto educacional de multiletramentos,impera pontuar que, é necessário uma conexão do professor mediador de aprendizagem com os recursos tecnológicos possibilitados na educação contemporânea.

Publicado

2021-05-14

Como Citar

Brandão, L. dos S. (2021). EDUCAÇÃO E CONTEMPORANEIDADE: A URGÊNCIA DA APROPRIAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS. Revista Multidisciplinar De Educação E Meio Ambiente, 2(2), 48. https://doi.org/10.51189/rema/1124

Edição

Seção

Congresso Brasileiro de Educação a Distância On-line