EDUCAÇÃO E CONTEMPORANEIDADE: A URGÊNCIA DA APROPRIAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS
DOI:
https://doi.org/10.51189/rema/1124Palavras-chave:
Ead, Formação, MídiasResumo
Introdução: Na contemporaneidade estamos vivenciando transformações paradigmáticas que tencionam discussões acerca da apropriação das tecnologias digitais. Nesta esteira de análise, o presente artigo propõe-se a problematizar o percurso da formação ead para docência no curso de Pós-graduação Lato Sensu em Mídias na Educação promovido pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia- UESB/Jequié em 2020. Objetivo:A política de formação para a docência, ora epigrafada, vem assumindo ações significativas objetivando a reconstrução da autonomia na perspectiva da tríade ensino/pesquisa/docência. A formação coloca em xeque a apropriação das tecnologias digitais enquanto meios potencializadores de uma práxis pedagógica que atenda as demandas do atual contexto pandêmico. Material e métodos: Diante do exposto, a pós em mídias traça um caminho metodológico exploratório no que tange ao desenvolvimento de produções e registros digitais interativos feito pelos alunos/docentes em Ambientes Virtuais de Aprendizagem um espaço que possibilita ressignificação de práticas. Se valendo da plataforma moodle,em que a tutoria ead encaminha,e orienta as atividades em momentos síncronos e /ou assícronos. Resultados:O movimento epistemológico do curso corrobora para que os alunos/docentes utilizem em seu fazer pedagógico inovações no ensino remoto,uma vez que, é proposto uma diversidade de dispositivos digitais. Conclusão:Nesse contexto educacional de multiletramentos,impera pontuar que, é necessário uma conexão do professor mediador de aprendizagem com os recursos tecnológicos possibilitados na educação contemporânea.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.