EFEITOS DAS FASES LUNARES NO RECRUTAMENTO DO CARANGUEJO-AMARELO, JOHNGARTHIA LAGOSTOMA (H. MILNE EDWARDS, 1837) (CRUSTACEA: BRACHYURA), NA ILHA DA TRINDADE, BRASIL.
DOI:
https://doi.org/10.51189/rema/1114Palavras-chave:
CRUSTACEA, FASE JUVENIL, GECARCINIDAE, POPULAÇÃOResumo
Introdução: O recrutamento é um processo biológico que trata do ingresso de indivíduos jovens (recrutas) em populações naturais. Em crustáceos braquiúros (caranguejos), diversos aspectos desta fase são importantes ao melhor entendimento da distribuição, crescimento e de sua história de vida. No entanto, tais informações ainda são desconhecidas para diversas espécies, como é o caso de Johngarthia lagostoma, que é um braquiúro endêmico das ilhas oceânicas do Atlântico Sul. Avaliações desenvolvidas pelo ICMBio (2010-2014) indicaram esta espécie como “Em Perigo (EN)” de extinção, o que trás prioridade aos estudos sobre sua biologia, com vistas às estratégias que podem ser adotadas em sua conservação e manejo. Objetivo: Este estudo aborda o recrutamento de J. lagostoma, na Ilha da Trindade (Brasil), com base nas fases lunares. Materiais e métodos: Assim, 113 indivíduos juvenis de J. lagostoma foram coletados de dezembro/2019 a fevereiro/2020, coabitando as galerias dos adultos desta espécie. Em cada fase lunar cerca de 25 galerias foram examinadas, aleatoriamente, totalizando 128 galerias amostradas, onde os recrutas foram coletados manualmente, crioanestesiados e armazenados em Eppendorfs com álcool 70%, para análises posteriores. O número de recrutas/galeria (densidade) foi estabelecido por fase lunar e os dados submetidos a ANOVA, com posterior contraste das médias pelo teste de Tukey, visando verificar a prevalência de recrutamento. Resultados: Do total de galerias avaliadas (n=128), a frequência de galerias com recrutas por fase lunar seguiu a seguinte sequência hierárquica: cheia (65,9%); minguante (45,7%); nova (23,1%); e crescente (15,4%). Deste total, 41% (n=53) das galerias possuíam recrutas, com densidade média de 2,1±2,0 ind./galeria, com variação de 1 a 3 ind./galeria (CV%, coeficiente de variação = 95,2%), coabitando galerias habitadas (ou não) por adultos. A média de recrutas por galeria diferiu significativamente entre as fases lunares (F=13,01; P<0,01), com densidade maior e mais variável na lua cheia (2,1 ± 2,5 ind./galeria; CV=119%), com as densidades nas demais fases lunares similares entre si. Conclusão: Embora outras perguntas ainda persistam sobre o recrutamento de J. lagostoma, o conhecimento das principais épocas de recrutamento é crucial à conservação desta espécie.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.