MATURIDADE SEXUAL FISIOLÓGICA DAS FÊMEAS DO CARANGUEJO-TERRESTRE JOHNGARTHIA LAGOSTOMA (H. MILNE EDWARDS, 1837) (CRUSTACEA: BRACHYURA: GECARCINIDAE), NA ILHA DA TRINDADE, BRASIL.

Autores

  • LETÍCIA STELA BISPO DA SILVA
  • NICHOLAS KRIEGLER
  • MÁRCIO CAMARGO ARAUJO JOÃO
  • MARCELO ANTÔNIO AMARO PINHEIRO

DOI:

https://doi.org/10.51189/rema/1113

Palavras-chave:

CRUSTACEA, ESPÉCIE AMEAÇADA, GÔNADA, ILHA, REPRODUÇÃO.

Resumo

Introdução: O caranguejo-terrestre Johngarthia lagostoma é endêmico de ambientes insulares e restringe sua distribuição a quatro ilhas do Oceano Atlântico. Devido sua distribuição limitada e crescente exploração antrópica é considerada sob ameaça de extinção, o que intensifica preocupações sobre sua biologia populacional e reprodutiva. Objetivo: Com isso, o presente estudo estimou o tamanho de maturidade sexual fisiológica das fêmeas de Johngarthia lagostoma, por análise macroscópica gonadal. Materiais e métodos: Um total de 117 fêmeas foram coletadas manualmente entre os meses de fevereiro a abril/ 2019 e dezembro/2019 a fevereiro/ 2020. Cada indivíduo foi individualizado em embalagens plásticas e crioanestesiados em freezer para posterior análise. Em laboratório os exemplares tiveram seu tamanho corpóreo medido (LC, largura cefalotorácica, em mm) com paquímetro de precisão (0,05 mm) e dissecadas para avaliação do estágio de maturação macroscópica das gônadas (maturidade fisiológica), quando foram categorizados como imaturos (IM), em maturação (EM) e maturos (MA). Os exemplares jovens foram considerados com as gônadas IM, enquanto os adultos foram aqueles com gônadas EM e MA. A proporção entre estas categorias foi calculada em cada classe de tamanho, obtendo o percentual de adultos em cada uma, com ajuste pela Ogiva de Galton (y=1-e-AZ) e estabelecimento do tamanho em que metade da população estava matura (LC50%). Resultados: O tamanho das fêmeas avaliadas variou de 12,9 a 100mm (64,7±20,2mm LC), correspondendo a 22,2% IM, 71,8% EM e 6% MA, e LC50% estimado em 51,7mm (LC). Conclusão: O tamanho de maturidade para a Ilha da Trindade foi 8,3mm inferior ao da Ilha Ascensão (60 mm LC), possivelmente devido a apenas 0,7% dos indivíduos utilizados para as análises neste último local ter LC<60mm. O valor de maturidade fisiológica estimado para as fêmeas do presente estudo compreendeu a 51,7% do tamanho da maior fêmea capturada em campo (100mm LC), ou seja, cerca de 50% padronizado para as espécies de Gecarcinidae já estudadas. Os resultados fazem parte de um projeto de pesquisa maior, que visa contribuir ao manejo dessa espécie em ilhas oceânicas brasileiras, em especial na Ilha da Trindade, onde a espécie ainda é relativamente abundante.

Publicado

2021-05-03

Como Citar

DA SILVA , L. S. B. ., KRIEGLER, N. ., JOÃO, M. C. A. ., & PINHEIRO, M. A. A. . (2021). MATURIDADE SEXUAL FISIOLÓGICA DAS FÊMEAS DO CARANGUEJO-TERRESTRE JOHNGARTHIA LAGOSTOMA (H. MILNE EDWARDS, 1837) (CRUSTACEA: BRACHYURA: GECARCINIDAE), NA ILHA DA TRINDADE, BRASIL. Revista Multidisciplinar De Educação E Meio Ambiente, 2(2), 81. https://doi.org/10.51189/rema/1113

Edição

Seção

Congresso Brasileiro de Biodiversidade Virtual