MONITORAMENTO DA FAUNA DO MUNICÍPIO DE SÃO FRANCISCO DO SUL/SC
DOI:
https://doi.org/10.51189/rema/1108Palavras-chave:
SÃO FRANCISCO DO SUL, MONITORAMENTO, FAUNAResumo
O monitoramento da fauna constitui-se como uma importante ferramenta para gerar subsídios e conhecimento da dinâmica biológica natural das espécies, pois, quanto maior a diversidade de espécie e a equitabilidade entre as espécies, maior será também a biodiversidade. Concebendo a importância de compreender e conhecer a biodiversidade Francisquense, instituiu-se em 2019 o Plano de Monitoramento da Fauna do município de São Francisco do Sul/SC, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente. Buscou-se então identificar as espécies existentes dentro da mata do município, a frequência de ocorrência e divulgação das informações para fins de sensibilizar e relatar a complexidade faunística francisquense, através do setor de educação ambiental, como também apoiar nas informações técnicas ao setor de fiscalização e licenciamento ambiental. O município de São Francisco do Sul está localizado no litoral Norte de Santa Catarina com uma área de 498,64 Km². Segundo o censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) o município apresentou uma população de 48.606 habitantes, com densidade demográfica de 85,27 habitantes por Km² e está inserido dentro do bioma da Mata Atlântica e ecossistemas associados de manguezais e restinga. A mastofauna e avifauna foram monitoradas por meio de captação indireta de imagens, com auxílio de armadilhas fotográficas pelas câmeras Bushnell e técnicas de identificação de vestígios de rastros e pegadas, oportunizando a coleta de dados e significativos indicadores. Os resultados obtidos inicialmente, através dos registros das câmeras Bushnell caracterizaram a identificação de algumas espécies, como por exemplo: Leopardus Guttulus (gato do mato), Tamanduá tetradactyla (Tamanduá - mirim), Dasyproctasp (Cutia), Penelopesp (Jacu), sendo editado, nesta primeira etapa, um vídeo ilustrando a complexidade faunística do município, pois, é urgente que os sujeitos ampliem suas concepções de ética ambiental e que compreendam a essencialidade da preservação do seu ecossistema municipal, concebendo que toda e qualquer forma de vida se faz imprescindível para um meio ambiente saudável e equilibrado para todos.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.