AVALIAÇÃO DO USO DO GOOGLE EARTH PRO COMO FERRAMENTA PARA ESTUDOS DE ARBORIZAÇÃO URBANA
DOI:
https://doi.org/10.51189/rema/1092Palavras-chave:
Street View, Determinação Botânica, árvoresResumo
Introdução: A correta determinação taxonômica é necessária para garantir a qualidade de estudos de diversas áreas do conhecimento. Contudo, ela demanda tempo e logística que muitas vezes dificultam ou até inviabilizam sua realização. Objetivo: Pensando nisso, nosso estudo buscou avaliar a utilização do Street View do software Google Earth Pro como ferramenta para determinação de espécies usadas na arborização de cidades. Material e métodos: O estudo consistiu em duas etapas: (1) contabilização e determinação das espécies utilizadas na arborização de duas ruas de Campo do Brito, SE (rua João Pessoa e rua José Bonifácio), por meio do software; (2) verificação in situ dos resultados obtidos via software. Resultados: Na rua João Pessoa foram contabilizados 42 indivíduos da espécie Ficus benjamina L. e dois de Azadirachta indica A. Juss., por meio do software. Já para a rua José Bonifácio foram 12 indivíduos de F. benjamina. In situ, as determinações foram todas confirmadas. Em relação a contabilização, foi observado um indivíduo a mais de A. indica. Durante a execução do trabalho, notou-se que também é possível avaliar outras questões por meio dessa ferramenta, a exemplo dos aspectos biológicos das árvores (porte, arquitetura da copa, etc), além de aspectos físicos dos locais (largura da calçada, existência de rede elétrica, recuo de imóveis, danos no calçamento provocados pelas plantas, etc). Conclusão: Diante dos resultados obtidos, é possível concluir que o uso do Street View do Google Earth Pro se mostrou uma ferramenta bastante precisa para a determinação e contabilização de plantas utilizadas na arborização urbana das ruas estudadas. Contudo, é necessário realizar esse estudo em locais cuja riqueza de espécies seja maior.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.