DIVERSIDADE DE VERTEBRADOS TERRETRES DA RESERVA EXTRATIVISTA RIO IRIRI, PA
DOI:
https://doi.org/10.51189/rema/1091Palavras-chave:
Vertebrados Neotropicais, Busca Ativa Por Vestígio, Censo Visual, AmazôniaResumo
Os vertebrados terrestres possuem alta diversidade morfológica, comportamental e de hábitos, que refletem ampla diferenciação de papéis ecológicos no ambiente. Na Amazônia as lacunas no conhecimento científico deste grupo ocorrem principalmente pela dificuldade da realização de estudos mais completos durante curtos períodos e recursos financeiros limitados. Para minimizar estes problemas, métodos indiretos de estudá-los têm sido utilizados como alternativa aos métodos tradicionais. Portanto, o presente trabalho teve como objetivo identificar as espécies de vertebrados de médio e grande porte da Reserva Extrativista Rio Iriri, Pa. Os vertebrados foram registrados através de rastros e vestígios e do censo visual ao longo das margens e das praias do Rio Iriri. Os dados foram coletados diariamente, no período de agosto a setembro de 2017, seguindo a metodologia por transecção linear nas margens dos rios. Os transectos tiveram 4km de extensão, com distância mínima de 4km entre eles. Estes foram percorridos entre os horários das 06:00 às 12:00 e 14:00 as 15:00, de canoa, a remo e a pé. As praias foram escolhidas de forma aleatória. O esforço amostral consistiu em 15 transectos e 84 praias totalizando 53,95 km de praias percorridos por seis duplas de pesquisadores no período de 30 dias. Para a identificação dos rastros e vestígio foi utilizado o conhecimento ecológico local (CEL) de caçadores experientes. O registro de pegadas de rastros e vestígios e o censo visual foram eficientes na amostragem de vertebrados terrestres. Ao todo foram contabilizados 1409 registros de vertebrados, distribuídos em 31 espécies. A fauna de vertebrados é composta por organismos pertencentes às Aves (43,75%), Mammalia (40,62%) e Reptilia (15,62%). As espécies que tiveram maior número de registros foram: Podocnemis unifilis (335), Leopardus Spp. (215), Panthera onca (163), Hydrochoerus hydrochaeris (157). Considera-se que a manutenção da diversidade observada na área é decorrente ao seu mosaico de ambientes que proporcionam uma maior variedade e diversidade de recursos, como abrigo e alimento, possibilitando inclusive a presença de especialistas de habitat.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.