HEMIPTERA EM HORTAS DO MUNICÍPIO DE ALTAMIRA, PARÁ
DOI:
https://doi.org/10.51189/rema/1088Palavras-chave:
Diversidade, Olericultura, MipResumo
Introdução: Hemiptera é uma grande ordem de insetos, com indivíduos como cigarrinhas e percevejos, frequentes na horticultura, visto que se alimentam da seiva de plantas. O conhecimento de sua diversidade em hortas ainda é escasso, e constitui a primeira etapa para um manejo integrado de pragas (MIP) eficaz que garanta rentabilidade. Objetivo: Assim, nosso objetivo foi identificar as famílias da ordem Hemiptera em hortas do município de Altamira - PA, para identificar cultivos vulneráveis. Material e Métodos: Foram amostradas duas hortas urbanas (HU) orgânicas, duas periurbanas (HP) e duas rurais (HR) por meio de Garrafas Armadilha, Bandejas D’água e CaçaMoscas entre fevereiro e abril de 2019. O atrativo foi uma solução de água, álcool, detergente e polpa de maracujá (3-2-1-1). Foram calculadas a diversidade de Shannon-Weaver e equabilidade de Pielou, constância, ANOVA e teste de Tuckey. Resultados e Discussão: Nessas hortas encontramos 23 espécies agrícolas em 10 famílias, sendo Asteraceae, Solanaceae e Brassicaceae as mais ricas em espécies (7,5,3) e HU a mais diversa. Foram coletados 119 indivíduos de Hemiptera, sendo 76,47% da subordem Auchenorrhyncha - famílias Cicadellidae (56; constante), Dictyopharidae (20; acessória) e Cercopidae (15; acessória), e 23,52% da subordem Heteroptera – família Pentatomidae (28; constante). A ANOVA e teste de Tuckey indicaram que Dictyopharidae (p=0,032) difere entre HR-HP, e Cercopidae (p=0,014) difere entre HU-HR e HU-HP. Ambas de grande importância econômica. Há poucas informações sobre Dictyopharidae, mas sabe-se que preferem angiospermas como milho, tomate e abóbora, cultivos abundantes na HR e ausentes na HP, justificando sua presença e ataque. Os Cercopidae são conhecidos por causar danos diretos em Solanaceae e gramíneas, como as existentes nas HU, que possuem poucos tratos silviculturais e excedente plantio de alface, com 4 cultivares A diversidade/equabilidade alcançou H’ 0,18 /J’ 0,03, valores mediano e baixo, respectivamente, se comparados a outros trabalhos em hortas. Conclusão: O estudo sugere que os cultivos que precisam de maior atenção durante o MIP em HR pertencem às famílias botânicas Asteraceae, Curcubitaceae, Poaceae e Solanaceae, e que há necessidade de MIP direcionado às famílias citadas em HR e HU para que as hortas tenham retorno econômico.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.