ESTADO ATUAL DE CONHECIMENTO DAS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DOS MOLUSCOS
DOI:
https://doi.org/10.51189/rema/1082Palavras-chave:
Mollusca, Biodiversidade, Saúde Pública, Espécies Invasoras, Gestão AmbientalResumo
INTRODUÇÃO: O Filo Mollusca (do latim, molluscus = mole) é unanimemente aceito como um grupo monofilético. Esse grupo é segundo maior Filo do Reino Animal, com uma estimativa de 240.000 espécies, atrás apenas do Filo Arthropoda. Os moluscos apresentam uma enorme diversidade biológica, com distintos nichos e interações ecológicas. Esses fatores podem estar atrelados a ampla distribuição geográfica. Adicionalmente a isso, algumas espécies são de interesses econômicos e outras de saúde pública. OBJETIVO: O presente trabalho teve como objetivo realizar uma revisão bibliográfica das características gerais do grupo, bem como das Classes que compõem o Filo. MATERIAIS E MÉTODOS: A metodologia utilizada foi baseada em revisão bibliográfica utilizando as bases de dados eletrônicos como Scielo, PubMed, Google, Google acadêmico e Periódico Capes. Para a busca do referencial teórico, utilizou-se o descritor em português e inglês “moluscos” combinante com os descritores “classes,“origem” e “filogenia”, utilizando o operador booleano AND. Foram selecionados para leitura 60 trabalhos (artigos e capítulos de livros) no período de dezembro de 2020 a março de 2021. Não foram considerados artigos relacionados a coleções zoológicas, sendo preferidos aqueles artigos que apresentavam características gerais do grupo em pauta. RESULTADOS: O Filo Mollusca está distribuído em oito classes, Solenogastres ou Neomeniomorpha; Caudofoveata ou Chaetodermomorpha; Polyplacophora; Bivalvia, Monoplacophora; Scaphopoda; Gastropoda e Cephalopoda. CONCLUSÃO: Em síntese, ficou evidenciado uma expressiva escassez de trabalhos em várias áreas, como biologia; história de vida; hábitos alimentares; morfologia; biogeografia; sistemática e filogenia; genética e em outras diversas áreas da zoologia. Apesar da elevada e significativa importância como fragmentadores nos ecossistemas, exercendo a ciclagem dos nutrientes e sustentando os níveis de produção primária e secundária conhecidos, são ainda negligenciados. Esse fato pode ter relação com as limitações e dificuldades da amostragem, identificação e manutenção de equipe técnica com elevado custo. Além disso, alguns grupos ocorrem somente em águas profundas e existem poucas linhas de pesquisa nas instituições acadêmicas.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.