AVALIAÇÃO POPULACIONAL DE INIMIGOS NATURAIS EM DIFERENTES COMPOSIÇÕES VEGETAIS DE UM SISTEMA AGROFLORESTAL EM CURITIBANOS/SC
DOI:
https://doi.org/10.51189/rema/1080Palavras-chave:
Inimigos Naturais, Recursos, Sistemas AgroflorestaisResumo
Introdução: Os insetos exercem papel importante para o equilíbrio ecológico, todavia, existem poucos estudos sobre os mesmos em Sistemas Agroflorestais. A entomofauna pode atuar prestando diversos serviços a exemplo do controle biológico, o que propicia a manutenção do ambiente em equilíbrio, reduzindo custos de produção, favorecendo a melhoria da qualidade do produto, garantindo uma produção de alimento de forma mais resiliente e com reduzidos impactos para o ambiente e para a saúde humana. Logo, para atrair e manter inimigos naturais no sistema podem ser empregadas técnicas de diversificação vegetal através de plantas floríferas que fornecem recursos essenciais para a vida dos insetos. Objetivo: Avaliar a entomofauna, por meio de analises faunísticas, associado aos diferentes arranjos de plantas constituintes do SAF e a hipótese central relacionada com a maior diversidade de insetos na área de mata nativa, devido a não sofrer nenhum tipo de intervenção humana. Material e métodos: Os insetos foram coletados com armadilhas elaboradas com garrafas tipo PET contendo água, açúcar e detergente neutro como líquido atrativo, as coletas aconteceram quinzenalmente entre maio de 2019 a fevereiro de 2020, para a análise dos dados utilizou-se o software ANAFAU. O Sistema Agroflorestal de estudo, possui uma área de 0,8 ha e é dividido em três arranjos: i) SAF – Frutíferas-Medicinais; ii) SAF – Bracatinga-Agrícolas; iii) SAF – Erva-Mate. Cada modelo possui três repetições e uma testemunha (mata nativa) que não apresentou alteração na sua composição, sendo um fragmento de sucessão florestal em estágio médio de regeneração, considerada importante para a manutenção de inimigos naturais. Resultados: Foram coletados 16 famílias de insetos com potencial para controle biológico. Algumas famílias dominantes comuns entre as áreas está: Syrphidae e Staphylinidae. Através de índices de diversidade, riqueza e uniformidade foi possível perceber que a área ii e a testemunha apresentaram os melhores resultados devido a presença de recursos vegetais que favoreceram a presença de inimigos naturais no local. Conclusão: Plantas com florada invernal e tardias de verão são importantes ferramentas para reduzir dispersão de inimigos naturais para outras áreas.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.