IMPACTOS SOBRE A BIODIVERSIDADE DA FAUNA DEVIDO À PREDAÇÃO POR FELINOS DOMÉSTICOS
DOI:
https://doi.org/10.51189/rema/1079Palavras-chave:
Biodiversidade, Fauna, Felinos, PredaçãoResumo
Introdução: A relação entre gatos e humanos data de 9.500 anos. Originalmente ao se domesticarem foram utilizados para o controle de pragas nas residências e fazendas. Atualmente o papel dos felinos domésticos vai muito além, sendo considerados parte da família. Algumas pessoas, por acreditarem que esses animais, apesar de domesticados, merecem vida livre como seus ancestrais, acabam por deixar os gatinhos com acesso à rua, prática que leva a predação de animais pertencentes a fauna pelo instinto da caça. Ainda, o abandono dos felinos contribui substancialmente para que estes animais se tornem errantes e exímios predadores, muitas vezes devido à fome, ocasionando um significativo impacto ambiental sobre a biodiversidade da fauna, principalmente sinantrópica, devido a predação causada por esses. Objetivo: Descrever os principais impactos sobre a biodiversidade da fauna devido à predação por felinos domésticos. Material e métodos: Por meio de revisão bibliográfica foi realizado levantamento de dados com análise qualitativa. Resultados: Os felinos domésticos são reconhecidos no mundo todo com uma ameaça global à biodiversidade. Esses animais são exímios predadores, estando na lista global das 100 piores espécies invasoras que mais impactam o ambiente e a conservação, ameaçando uma variedade de espécies animais nativas e inclusive ameaçadas. Há dados de serem responsáveis pela extinção de 33 espécies de aves. Estudos relatam que os felinos domésticos errantes predam 2,4 bilhões de aves, 12,3 bilhões de mamíferos, 478 milhões de répteis e 173 milhões de anfíbios apenas nos Estados Unidos. Ademais, em locais isolados como ilhas, há dados que os gatos correspondem a 14% dos predadores que levaram à extinção global de espécies, sendo 8% destes sob risco de extinção. Conclusão: Desta forma concluímos que o impacto sobre a biodiversidade da fauna devido a predação por felinos domésticos ocasiona grande impacto ambiental, inclusive gerando a extinção de espécies ameaçadas e nativas. Para controlar o impacto desses animais é imprescindível a posse responsável e o controle populacional (como castração) de animais errantes, dentre outras medidas que devem ser tomadas a fim de garantir a integridade dos felinos e diminuir o impacto e a predação destes preservando a fauna.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.