LEVANTAMENTO PRELIMINAR DE CNIDÁRIOS DE BARRA GRANDE, PENÍSULA DE MARAÚ, BAHIA
DOI:
https://doi.org/10.51189/rema/1076Palavras-chave:
Distribuição, Diversidade, InvertebradosResumo
IINTRODUÇÃO - Os cnidários são invertebrados predominantemente marinhos com ampla distribuição mundial, formados por quatro classes: Hydrozoa, Scyphozoa, Cubozoa e Anthozoa. Sua distribuição é cosmopolita, sendo encontradas 470 espécies no Brasil, tendo no litoral da Bahia os maiores e mais ricos recifes de corais. Apesar da distribuição e abundância, a diversidade Cnidaria ainda é pouco conhecida, com número relativamente pequeno de espécies descritas. OBJETIVO - Expandir o conhecimento a respeito da diversidade deste grupo, através da realização de um levantamento preliminar das espécies de cnidários que ocorrem em Barra Grande, Bahia. MATERIAL E MÉTODOS - Foram realizadas amostragens em três pontos de coleta e em cada local, utilizou-se metodologia específica. Na praia da Mangueira, a amostragem foi feita no mesolitoral, com coleta manual. Na praia Três Coqueiros foi usado o arrasto de porta junto com embarcação, com distância de aproximadamente 1000 metros da costa, durante cerca de quatro horas. Na praia de Taipús de Fora as coletas foram manualmente no infralitoral e mesolitoral e também através de mergulhos livres no sublitoral. Todo o material coletado foi acondicionado em potes e sacos plásticos devidamente identificados. Posteriormente, as amostras foram triadas, fotografadas e acondicionadas em recipientes com solução de álcool a 70%. As fotografias foram enviadas a especialistas para realização das devidas identificações taxonômicas. Em toda a área estudada foram coletados 50 exemplares correspondentes a nove espécies de Cnidaria: Millepora sp. (coral: Hydrozoa); Physalia physalis (caravela: Hydrozoa); Actinia fragacea (anêmona: Anthozoa); Carcinactis dolosa (anêmona: Anthozoa) associadas ao Clibanarius vittatus (paguro: Malacostraca); Montastrea cavernosa (coral: Anthozoa); Mussismilia braziliensis (coral: Anthozoa); Siderastrea stellata (coral: Anthozoa); Aurelia sp. (água-viva: Scyphozoa) e Lychnorhiza lucerna (água-viva: Scyphozoa). RESULTADOS - Este levantamento preliminar mostrou uma considerável diversidade de espécies de Cnidária em Barra Grande. Recomendando-se que sejam realizadas coletas complementares na costa, áreas recifais e afastadas, em profundidades maiores, utilizando métodos de coletas mais diversificados e específicos, como rede de plâncton e mergulho autônomo. CONCLUSÃO - Baseados nesses resultados, recomenda-se também que sejam realizados inventários complementares sobre a diversidade do Filo Cnidaria na costa da Bahia, os quais poderão ampliar o conhecimento sobre o grupo no Brasil.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.