AÇÕES DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA PROMOVER O TURISMO SUSTENTÁVEL EM ÁREA PRESERVADA DE PASTOS BONS- MA
DOI:
https://doi.org/10.51189/rema/1075Palavras-chave:
Ação Antrópica, Ecoturismo, Educação Ambiental, PoluiçãoResumo
Introdução: A prática do turismo em áreas de preservação ambiental têm gerado intensas discussões acerca dos impactos antrópicos dessa atividade na natureza. Nesse sentido, percebe-se que a questão ambiental torna-se cada vez mais pertinente, visto que existe um constante desafio em implantar um turismo sustentável em áreas do meio ambiente legalmente protegidas e preservadas. Objetivo: Realizar um estudo de caso na região turística da cachoeira Pedra de Fogo, localizada no município de Pastos Bons – MA, Nordeste do Brasil, no intuito de investigar os impactos ambientais antrópicos, e assim propor ações de Educação Ambiental que mitiguem e promovam o turismo sustentável na região. Materias e Métodos: Utilizou-se uma abordagem qualitativa, onde a coleta dos dados deu-se através de visitas de campo e obtenção de registros fotográficos que ilustravam a vigente situação da área de pesquisa. Resultados: Constatou-se que a área preservada da Cachoeira Pedra do Fogo sofre impactos ambientais significativos, sendo observada a presença de lixo de diferentes composições, onde havia predominância de plásticos e vidro, além de baixo potencial arbóreo nas proximidades, o que evidencia a possibilidade de extração de recursos naturais como madeira (desmatamento), acentuando a escassez de água útil para manutenção do ecossistema e preservação da biodiversidade, ocasionando o assoreamento das águas. Conclusão: A área preservada da Cachoeira Pedra do Fogo está negativamente impactada por um turismo insustentável, prejudicando o ecossistema biótico e abiótico. Sugerem-se assim melhorias no planejamento turístico mediante adoção de políticas públicas e ações de educação ambiental entre os setores público e privado que priorizem a questão ambiental, equilibrando assim a preservação do meio ambiente com o turismo sustentável.
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