BOSQUE DA UTFPR CAMPUS MEDIANEIRA: UM OLHAR PARA A SOCIEDADE
DOI:
https://doi.org/10.51189/rema/1073Palavras-chave:
Diversidade De Espécies, Educação Ambiental, Fragmento Florestal UrbanoResumo
Introdução: A cidade de Medianeira, no Paraná, conta com um fragmento florestal de 5500 m2, conhecido localmente como "Bosque da UTFPR". Em estudo recente, acadêmicos identificaram e mediram 353 árvores de 60 espécies, pertencentes a 26 famílias botânicas. O patrimônio genético protegido pelo bosque inclui espécies arbóreas que no passado tiveram destacado papel no desenvolvimento socioeconômico do município, tais como peroba-rosa, angico, pau-marfim e cabreúva. O levantamento possibilitou mensurar o índice de diversidade biológica do parque, fator de grande importância para a conservação ambiental e manutenção de espécies nativas da flora regional. Estes resultados colocaram em evidência a importância do fragmento para a fauna existente, uma vez que os animais que vivem no bosque o usam para repouso, alimentam-se dos frutos de 70% das espécies nativas, contribuindo para a regeneração florestal, pela dispersão de sementes após o consumo. Objetivos: De posse dessas informações, o presente estudo se propôs a elaboração e implantação de uma trilha interpretativa dentro do bosque, para visitação e estudos do público estudantil do município. Material e métodos: Foram selecionados e identificados 21 indivíduos arbóreos que serão destacados na trilha por meio de placas. Em painéis, serão contemplados temas que compreendem atributos e serviços ecossistêmicos do bosque. Esses atributos foram definidos durante visitas ao local e com o suporte de pesquisas já executadas no fragmento florestal. Resultados: Os temas abordados serão: a importância das florestas urbanas; a Floresta Estacional Semidecidual; ciclagem de nutrientes na floresta; o papel das lianas na floresta; redistribuição das chuvas pela copa das árvores e o papel das abelhas nativas na polinização. Este último consolidará uma pareceria com o projeto "UTFPR amiga das abelhas". O local já é considerado um laboratório ao ar livre para o ensino de Ciências, Ecologia, Botânica, Zoologia e disciplinas afins, por meio do contato com distintas características do ecossistema florestal, e vem se tornando um ambiente extremamente favorável para a sensibilização ambiental. Conclusão: A trilha interpretativa vem a sanar uma necessidade do município de Medianeira, que, apesar de possuir áreas verdes, não conta com um espaço natural dotado de infraestrutura capaz de contemplar os objetivos da presente proposta.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.