MODELAGEM DE NICHO CLIMÁTICO DE ANADENANTHERA COLUBRINA VAR. CEBIL: SELEÇÃO DE ÁREAS PARA A CONSERVAÇÃO DA ESPÉCIE
DOI:
https://doi.org/10.51189/rema/1067Palavras-chave:
Angico-vermelho, Ecologia, Conservação, Suscetibilidade De OcorrênciaResumo
Introdução: A espécie Anadenanthera colubrina var. cebil (Griseb.) Altschul é uma Fabaceae arbórea nativa do Brasil conhecida popularmente como angico-vermelho. É uma espécie de múltiplos usos (madeireira, medicinal, ornamental, para a recuperação de áreas degradadas, etc) com distribuição natural na Caatinga, Cerrado e Mata Atlântica. Como consequência da intensa degradação e da forte pressão antrópica que sofrem os locais de ocorrência naturais do táxon, as suas populações estão cada vez mais reduzidas e ameaçadas. Objetivo: Nosso estudo teve como objetivo realizar uma análise de modelagem de nicho climático para a A. colubrina var. cebil visando a seleção de sítios adequados para a conservação da espécie. Material e métodos: Para a realização desse estudo, foram coletados pontos de ocorrência georreferenciados do táxon na base de dados Gbif. Pontos repetidos e com erros foram removidos. Para a análise de modelagem utilizou-se o algoritmo bioclim e o software utilizado para a confecção dos mapas foi o Diva-Gis. Resultados: A espécie apresentou susceptibilidade de ocorrência extremamente alta em boa parte dos domínios da Caatinga, Cerrado e Pantanal. Na Mata Atlântica e Floresta Amazônica variou de baixa a extremamente alta. Nos Pampas foi predominantemente baixa. As regiões Nordeste, Centro-Oeste e Sudeste foram as que apresentaram maior susceptibilidade de ocorrência da espécie. Nas regiões Norte e Sul, boa parte de seus territórios apresentaram baixa susceptibilidade. Conclusão: Nossos resultados sugerem haver uma área bastante extensa para implantação de projetos que visem a conservação da espécie A. colubrina var. cebil, destacando-se sítios que ficam entre as latitudes de 5°S a 25°S.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.