COMPOSIÇÃO DA AVIFAUNA NA RPPN SEDE CAMPESTRE ADUFG SINDICATO, HIDROLANDIA, GOIÁS
DOI:
https://doi.org/10.51189/rema/1063Palavras-chave:
Avifauna, Biodiversidade, Conservação, RppnResumo
INTRODUÇÃO: O Cerrado é considerado um dos ‘hotspots’ para a conservação da biodiversidade mundial. Nos últimos 40-50 anos estima-se que mais da metade dos seus 2 milhões de km2 originais foram transformados em áreas de pastagens e plantações de monoculturas e, devido a estes processos, o Cerrado vem apresentando uma crescente taxa de fragmentação de habitat. As aves desempenham papéis ecológicos fundamentais no ambiente, logo, estudos sobre a estrutura de comunidades de aves de uma determinada região é de grande importância, especialmente para a conservação destas espécies. OBJETIVO: Nosso objetivo neste trabalho foi realizar um inventário da avifauna da Sede Campestre do Sindicato dos Docentes da UFG, município de Hidrolândia, estado de Goiás, buscando avaliar a importância da criação de uma RPPN para a região. MATERIAL E MÉTODOS: Realizamos duas visitas para amostragem entre 02 a 06 de março e 03 a 04 de novembro de 2020. Percorremos diferentes tipos de ambientes (áreas abertas, pomar, trilhas, picadas em ambientes florestais) dentro dos cerca de 133 ha da reserva, utilizando técnicas de identificação visual e auditiva, iniciando sempre ao nascer do sol e início da noite, incluindo o período até às 21 horas, a fim de registrar espécies de hábitos crepusculares e/ou noturnos. RESULTADOS: Registramos um total de 130 espécies, pertencentes a 19 ordens e 41 famílias. Dentre as espécies registradas, destaca-se o mutum-de-penacho, Crax fasciolata (Cracidae), espécie ameaçada considerada vulnerável de acordo com o Livro Vermelho da Fauna Brasileira Ameaçada de Extinção. Também registramos Antilophia galeata (soldadinho), espécie endêmica do cerrado. Das espécies, 31 são classificadas como dependentes florestais e cerca de 30% do total das espécies apresentam grau considerável de sensibilidade aos distúrbios ambientais, atuando como indicadoras. CONCLUSÃO: Devido ao déficit de informações sobre a avifauna da região, estes resultados tornam-se de grande importância para estudos futuros, fornecem dados sobre a composição e estrutura da comunidade e evidenciam a RPPN como um importante mecanismo de conservação da biodiversidade local.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.