CONTAMINAÇÃO DE CORPOS HÍDRICOS URBANOS POR EFLUENTES DOMÉSTICOS E IMPACTOS À BIODIVERSIDADE
DOI:
https://doi.org/10.51189/rema/1059Palavras-chave:
Saneamento Ambiental, Qualidade Da água, Comunidades AquáticasResumo
Introdução: Uma das maiores problemáticas do espaço urbano é a precariedade dos serviços de saneamento básico. A falta de coleta e tratamento dos efluentes domésticos traz impactos à qualidade de corpos hídricos que se encontram na área de influência e, consequentemente, as comunidades aquáticas são afetadas. Objetivo: Verificar a influência da contaminação de corpos hídricos urbanos por efluentes domésticos nas comunidades aquáticas. Material e métodos: Foi realizado um estudo exploratório-descritivo com artigos dos últimos 5 (cinco) anos constantes na base de dados Web of Science no Portal Periódicos Capes, com as palavras-chave “pollution”, “wastewater”, “biodiversity” e “water”. Resultados: Os resultados obtidos mostram que na literatura abordam-se, majoritariamente, os impactos dos efluentes domésticos nas comunidades presentes em águas dulcícolas, com o incremento de nutrientes como nitrogênio e fósforo, mesmo quando as águas residuárias passam por ETEs (Estações de Tratamento de Efluentes), devido à baixa eficiência. A presença excessiva desses nutrientes contribui para a eutrofização dos corpos hídricos, com graves consequências para toda teia alimentar. Para mais, o sulfato também pode ser encontrado nos efluentes domésticos e causa efeitos ecotoxicológicos em peixes. Outrossim, há prejuízos socioeconômicos como a redução da segurança hídrica. O tratamento dos efluentes domésticos e a maior eficiência de remoção de matéria orgânica, demais poluentes e nutrientes são apontados como importantes fatores para a manutenção da biodiversidade em corpos hídricos urbanos. Conclusão: É necessário promover o saneamento ambiental para evitar os danos às comunidades aquáticas, principalmente nos corpos hídricos urbanos, de modo a proporcionar a conservação da biodiversidade e melhoria na qualidade de vida da população.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.